Guia Completo do DAZ Studio 4


Recentemente foi lançado pela editora Packt Publishing o livro The Complete Guide for DAZ Studio 4 , cujo o autor, Paolo Ciccone, é dono da empresa Prêt-à-3D e criador do plugin Reality, de render ultra realista.

Se você nunca se aventurou pelo mundo do 3D e gostaria de aprender como trabalhar nesta área eu recomendo este livro (isso se você souber Inglês, já que ele é neste idioma). O Daz Studio, assim como o Poser, são dois programas de fácil aprendizagem que recomendo pra quem nunca mexeu com 3D, a entender melhor este universo e depois, se quiser, partir para os programas top na área como o Maya, 3DSMAX, Lightwave, etc.

Em suas 348 páginas, o autor do guia do software da DAZ3D, ensina os primeiros passos para se trabalhar com esta ferramenta gratuita de criação de figuras humanas e cenas em 3D. O livro começa com a customização da interface e atalhos do programa para maior rapidez na hora de criar sua arte, eliminando muitos botões e ferramentas que raramente se usam, deixando uma interface limpa e consistente. Também ensina como comprar modelos para o DAZ, onde baixar modelos gratuitos e a criar uma biblioteca de modelos 3D onde fica fácil acessar personagens, roupas, cabelos, cenários e demais acessórios para montar sua cena.



A partir daí o autor nos mostra um passo a passo de como construir uma cena inteira, como carregar cenários, personagens, adicionar roupas, cabelos, texturas, acessórios, criar poses de maneira natural e de um jeito fácil através do uso de fotos como referência. Sendo Paolo um experiente fotógrafo, ele explica tudo como se estivesse em um estúdio fotográfico, ensinando sobre o uso da câmera, como trabalhar com ela, sobre a iluminação da cena e de como configurá-la corretamente de acordo com a história que a imagem pretende passar. O livro é bem prático e você pode baixar os arquivos de exemplo do livro no site da própria editora. E como não podia passar batido, Paolo mostra como renderizar de maneira ultra realista com seu plugin Reality.


O capítulo que mais gostei, sendo eu um usuário intermediário, foi o de criação de conteúdo. Pena que o autor usa o modo para modelar um vestido para a Dawn. Não que o modo não seja um excelente programa para modelar, e de fato ele é, mas acho que deveria ter usado o Hexagon, por ser também gratuito e por pertencer também à DAZ3D. Talvez tenha sido pelo fato dele não conhecer direito o Hexagon. Mas, como o próprio autor diz, este tutorial pode ser feito utilizando qualquer outro modelador 3D que preferir.


 Usuários mais avançados e que possuem a última versão 4.6 Pro (também gratuita), irão sentir falta de vários tópicos que não foram abordados , como setup de figuras, rigging, weight mapping e o uso de outros plugins que fazem parte da versão 4.6 como os de criação para games com Decimator e Texture Atlas. Mas enfim, infelizmente ainda não é um guia completo do DAZ Studio e muitas coisas que ainda não sei sobre ele, tenho que recorrer ao fórum da DAZ3D e ao Google, visto que o programa também não tem um manual completo. Mas para aqueles que estão começando no DAZ Studio ou para aqueles que já o usam há algum tempo, este livro é de grande ajuda para se tornar um artista 3D.

PS: No site da Amazon brasileira tem uma versão para Kindle reader http://bit.ly/1kcyjLK


Nenhum comentário: